Para mim é claro quando alguém é músico ou não, já a música pode-se afirmar que é algo subjetivo, mas dependente do gosto pessoal. Na música é difícil apreciar certas subtilezas para quem é leigo. Não é como teatro ou cinema, artes para as quais temos mais sensibilidade, dada a nossa familiaridade com gestos e diálogos entre humanos. Poder contornar essa insensibilidade e transmitir emoções, criar imagens, levar as pessoas para outros lugares emocionalmente, é uma arte. Ser músico é ter o ouvido apurado para a melodia, trabalhar a técnica, ter sentido rítmico, perceber a lógica da musica, a sintonia entre notas e ritmos. É conseguir expressar-se musicalmente e tentar transmitir aos ouvintes essas emoções, embora o gosto pessoal influencia a opinião do publico. Um exemplo muito familiar disso são os músicos que tocam em bandas de baile. Quem ouve tocar música pimba, apenas ouve isso, o pimba. Não percebem os arranjos que certos baixistas, por exemplo, fazem durante os concertos, muitas vezes por improviso. Com isto quero apenas frisar duas coisas, não é subjetiva a qualidade do músico e é preciso ter algumas noções para avaliar a qualidade dos mesmos.
Muitos músicos são caraterizados pela genialidade e complexidade sonora na música que compõem e se faz sentir, como Jimmy Handrix, outros pelas fortes mensagens transmitidas nas letras cantadas como Bob Dylan que compunha músicas com 3 acordes apenas, os Beatles também foram simplistas musicalmente e no entanto foram dos músicos mais marcantes do século XX.
Para mim é conseguir criar harmonia, ritmo, técnica num determinado instrumento ou mesmo vocalmente, apenas a pensar no sentimento que vai causar naquilo que interpreta ou compõe, de uma forma natural, com o que vai na alma. É espontâneo. Apenas sentir. Mas para chegar a esse patamar é preciso muito trabalho, dedicação e sobretudo gosto. Asinfluências são fontes de inspiração em que um músico muitas vezes se baseia e tira alguns toques para enriquecer a sua cultura musical.
Music is Passion, Music is Life
Sem comentários:
Enviar um comentário